BAILARINAS


CAROLINA FONSECA


Carolina inicia a sua actividade artística aos cinco anos de idade com a ginástica acrobática e rítimica chinesa. Em adulta, estuda danças do mundo, teatro e artes marciais em Lisboa, Bruxelas e Nova Iorque. Carolina viaja por todo o mundo desde 2002 (Egipto, Tailândia, Roménia, Hungria, Turquia...). Na Índia, vive com uma comunidade cigana da casta Sapera. Estudou ainda danças ciganas com Myriam Szabo e Pétia Iourtchenko, e flamenco com Paula Sepúlveda, Juan Amaya, Rosario Peinado e Amala Devla.

É membro fundador das Cas. Zambra e Gadjè  e bailarina convidada da Ca. Rosario Peinado  (Espanha) e das bandas Ciganos d'Ouro, Fanfare Ciocarlia, Taraf de Haïdouk, Ghalia Benalie Orchestra (Galiza) e Roby Lakatos Ensemble. Em 2007 actuou na peça de Molière «Les Fourberies de Scapin» (Théâtre des Martyrs, em Bruxelas) e no Cygánifolklór Tábor Festival (Roménia) em 2008. Em 2009,  produziu Êxtase (Lisboa), um espetáculo de dança inspirado em "Spectrum of Ecstasy", um livro de Ngakpa Chogyan e Khandro Dechen  que aborda as cinco emoções da sabedoria,  de acordo com o Budismo Vajrayana. Em 2010, ganhou uma bolsa para o Theaterlab, em Nova Iorque, com quem co-produziu "Um Poeta em Nova Iorque", um espetáculo de dança-teatro inspirado nos poemas de poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Carolina é membro integrante da Escola Internacional de DANZA DUENDE ® desde 2000.

http://www.carolinafonseca.pt/



CRISTINA CODREANU





















De origem moldava, Cristina aprendeu danças ciganas desde pequena com os pais, bailarinos do Teatro Romen de Moscovo durante mais de 20 anos. 

Junto com os mesmos actuou durante toda a sua infância e adolescência, até à actualidade, em inúmeras tournées e festivais por toda a Rússia, Moldávia e Roménia.
Licenciou-se em Música na Moldávia, após o qual se licenciou igualmente em Economia pela Romanian - American University em Bucareste, na Roménia. 





MARTA DIAS












Licenciada em Dança pela Escola Superior de Dança (ESD) no Curso de Criação e Interpretação(2007-2010). Diplomada do Curso "Danças com Tradição" Faculdade de Motricidade Humana (FMH- 2013).
Dedica se há mais de 10 anos à pesquisa de Danças Rom e Danças do Médio Oriente, valorizando na sua aprendizagem, o contato com comunidades em diferentes países e a sensibilização das diferentes expressões populares, tradicionais e contemporâneas como uma via de inovação e criação no método artístico;
Viveu na Roménia em diferentes comunidades ciganas, viaja regularmente à Roménia e Turquia e trabalhou no projecto Nota de Plata de música-dança com músicos ciganos romenos em Lisboa. A aproximação que teve durante vários anos com comunidade cigana romena levou-a a aprender a falar romeno. Actuou no Festival Tábor Cygániflkor na Roménia(2007) Bailarina, co creadora e fundadora nas Companhias de Dança Ciganas Pálinka e Danças do Oriente Zambra, Gawasi e Yalay ; dançou com diversos grupos de música destando se Gadjé ( Portugal) , Taraf de Haidouks ( na Roménia), Ensemble Turco (na Turquia), Al Caravan ( Espanha- Marrocos), La menina sin Nombre ( França), Vagabonde Ópera (EUA), Nota de Plata ( Roménia – Portugal), Orquestra Marroquina (Marrocos) , entre muitos outros.
Convidada pela Escola Superior de Dança para participar, como bailairina no filme cinematográfico “Mistérios de Lisboa” do cineasta chileno Raúl Ruiz;
Bailarina convidada no filme Centro Cultural de Belém -CCB 20 anos do realizador Rui Peralta;
Integrou a equipa como bailarina, orientadora e intérprete na realização do Documentário “Filhos do Destino” , do realizador José Meireles, sobre cultura (música e dança) rom filmado na Roménia e estreado na RTP2 com ante-estreia na Cinemateca de Lisboa.
Convidada por ACIDI (Alto Comissariado para Imigração e Diálogo Intercultural) a participar no debate “Vidas Ciganas”, no Museu da Cidade, organizado pelo Comissário Dr.José Luíz Fernandes e ACIDI , departamento de apoio a comunidades ciganas, sob condição de comentadora.
Participou como bailarina/professora de Danças do Médio Oriente e Danças Gypsy Rom em diversos programas televisivos na RTP2, SIC e TVI e RTP África.
Lecciona aulas e cursos de Dança Oriental e Dança Gypsy Romani .




MÓNICA RONCON
















Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Mónica inicia a sua carreira artística com o Flamenco e o Ballet Clássico Espanhol em 1991 na Escola de Ballet Clássico Espanhol Celia Neves. Estuda Danças Ciganas da Europa desde 2002 com Myriam Szabo (Ballet Russe Irina Grejbina) em Lisboa e Pétia Iourtchenko (Teatro Romen de Moscovo) em Paris.  Em França, formou-se também com Béatrice Lavielle, Simona Jovic e Helen Eriksen. Viaja à Hungria e Turquia (2008) e à Roménia (Komando, Szászcsávás, Bucarest: 2008 e 2009). Nestes países,  estudou com artistas da comunidade, tais como Elisabeta Ciobanu, em Szászcsávás, e Reyhan Tusuz em Istambul.

Membro da Ca. Zambra, foi convidada a colaborar com a bailarina de flamenco Rosario Peinado, na sua companhia, sediada em Sevilha, bem com a Cpa. Adelante (França), tendo também colaborado com oCiganos d'Ouro, Les Aminches, Fanfare Ciocarlia e Taraf de Haïdouk. Em 2008 e 2009, actuou no Festival Tábor Cygánifolklór na Roménia. Foi membro dos Gadjè (10 músicos e bailarinas celebrando  a música e a dança romani), e das Salamantras (Ca. de Danza Duende). Integra o espectáculo Êxtase (estreia em 2009), de Carolina Fonseca e Viagem no Dorso do meu Elefante (espectáculo infantil), de Tarikavalli. Desde 2000, faz parte da Escola Internacional de DANZA DUENDE ®: Dançar a Vida. Neste âmbito, tem apresentado espectáculos e workshops em Portugal, Espanha, Itália, Irlanda, Bélgica e México.




SOFIA ABRAÇOS


Bailarina, coreógrafa e professora de flamenco e sevilhanas, Sofia tem uma formação de 15 anos em Flamenco, Escuela Bolera, Sevilhanas e Danças Regionais espanholas com Celia Neves, na Escola de Ballet Clássico Espanhol Celia Neves em Lisboa (1977 1992). Em 1985, frequenta a Royal Academy of Dance, em Londres, e em 1993 forma-se em dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Para além de Celia Neves, estudou também, durante cinco anos, com Carlos Benavides, bailarino do  Ballet Nacional de Espanha, e com Ana M ª Martínez, entre 1997 e 2007. Estudou intensamente em Lisboa e Sevilha com artistas de renome, tais como como Antonio Perez (bailarino também do Ballet Nacional de Espanha), Natcho Blanco, Rosario Peinado , Costi "El Chato", Maribel "La Zambra", Gracia Diaz, Carmen Mesa e Devla Amaya.

Para além de bailarina e coreógrafa na Companhia Pálinka, Sofia também é bailarina da Ca. Gadjè, bem como bailarina principal na Ca. Serva La Bari., bailarina e coreógrafa na Ca. Al'Hambra, e bailarina solista convidada no André Santos Quinteto. Sofia é ainda bailarina convidada da Companhia de Dança da Madeira no  espectáculo "Noites de Flamenco e Zarzuela", levando o  Duende aos quatro cantos do país.