PERFORMANCES / VÍDEOS




SATRA

SATRA é um espectáculo que compreende três momentos diferenciados. Podem ser apresentados como três sketches independentes ou como um todo:

Roménia I Transilvânia
No primeiro momento, o grupo executa danças femininas e masculinas características do sul e do norte da Roménia. Num frenesim rítmico, num compasso cada vez mais rápido, as bailarinas criam um ambiente extremamente vívido e divertido.

Península Ibérica - Flamenco
A segunda parte transporta-nos para a sobriedade dos mais puros palos (ritmos) flamencos, maravilhosamente executados a solo  pela bailarina  Sofia Abraços, terminando numa celebração conjunta com todos os elementos do grupo.

Rússia e Europa Central 
A terceira parte pode ser descrita como um poema. Um canto ao vento, às flores e aos pássaros, em que o palco é preenchido pea beleza colorida dos xailes e de saias extremamente amplas. O público é convidado a partilhar com as bailarinas o empolgante e dramático romantismo das canções  e danças ciganas russas.



Programa VALE TUDO (SIC)
7 Abril 2013

Programa NÃO HÁ BELA SEM SENÃO (TVI)
27 Abril 2013


Programa NÓS (Acidi)
(Taberna das Almas - Outubro 2012)


Lisboa Mistura
(Teatro S.Luis - 2011)



(Ateneu Vilafranquense - 2010)



Gadjè - Pálinka com músicos ao vivo
(Almada 2009)






ROLL YOUR STOCKINGS
Flapper, a heroína da Era do Jazz, e os filmes mudos são a principal inspiração para esta performance.

A Flapper representa o culminar de todas as tendências dos anos 20'. Nesta década a moda respirava um sex appeal intemporal e estava temperada de elegância e classe. Mais do que nunca, as mulheres tinham um sentido de estilo e de individualidade. A moda das Flappers incluía bainhas subidas, meias enroladas, longos colares  de pérolas, e muito rouge aplicado nas maçãs do rosto e nos joelhos .... As três primeiras décadas do século XX caracterizaram-se também por um forte interesse pela estética asiática. A arte e o design de interiores adaptaram, em particular, a decoração e o estilo chinês. O quimono (que se tornou num elegante vestido para tomar o chá e adereço de fantasia), os carrapitos ou os leques eram adereços habituais...

Os anos 20' caracterizaram-se pelo seu dinamismo social, artístico e cultural e como sendo um período especialmente libertador para as mulheres, que ganharam o direito de voto em 1920. Esta foi também  a grande era do entretenimento popular. Nos teatros e nos speakeasies (bares clandestinos), as pessoas entretiam-se assistindo a peças de vaudeville (music hall), cantores e bandas de jazz e dança. Mas, acima de tudo, foi a idade de ouro do cinema, tendo-se realizado milhares de filmes mudos a preto e branco. No cinema mudo de entretenimento, os diálogos eram transmitidos através de gestos, pantomima e cartões com legendas...




Programa VALE TUDO (SIC)
21 Abril 2013


(Vídeo: Alexandra Afonso)


Violino Tzigano



Referências:
Wikipédia, a enciclopédia livre
Mike Ashley, The Mammoth Book of Roaring Twenties
www.1920s-fashion-and-music.com
www.jazzageclub.com